Pedra do Segredo

Social Share Counters

A Pedra do Segredo, que deve o nome às suas cavernas e labirintos, é  um conjunto de cerros formado por conglomerados e arenitos ferruginosos, que possui aproximadamente 160 metros de altura.

Para chegar ao local, siga pela RS 357 que liga Caçapava do Sul a Lavras do Sul. O trajeto de 04 Km, é asfaltado,  após, deve-se entrar à direita na localidade da esquina do segredo, e percorrer mais 05 Km de estrada de chão batido. Tempo total até o local, aproximadamente 20min.

O local é imperdível para os amantes da natureza e é muito procurado por alpinistas e montanhistas. As pedras gêmeas assemelham-se a duas cabeças de gorilas de rosto colado. O pôr do sol visto do alto da pedra é um espetáculo de grande beleza.

A pedra possui três cavernas:

- A primeira caverna, denominada “CAVERNA DA ESCURIDÃO”, tem início em um túnel com extensão de 60 metros que atravessa a pedra e chega a sua parte mais elevada. Só uma pessoa munida de lanterna poderá percorrê-la, porque os gases deletérios apagam as velas, fato que a crendice popular atribui aos espíritos que guardam supostos tesouros jesuíticos.

- A segunda caverna chamada “SALÃO DAS ESTALACTITES”, é a mais ampla de todas e está localizada, um pouco além do túnel escuro.

- A terceira e última caverna, recebeu o nome de seu descobridor: “PERCIVAL ANTUNES” está a uma altura de 90 metros, possui uma visão incrível da região. Muito usada como ponto de partida para escalada e rapel.

O Parque da Pedra do Segredo é uma Unidade de Conservação, portanto, possui algumas normas:

-Nada pode ser retirado do parque, como amostras vegetais, animais e/ ou minerais.

-Durante a caminhada deve-se fazer o máximo de silêncio, para que os animais silvestres não sejam prejudicados. Os mesmos já estão sendo visualizados em trilhas com os turistas, desde pequeno até grande porte.

-O parque não oferece trilhas noturnas.

-É proibido fumar e ingerir bebidas alcoólicas nas trilhas.

-É proibida a entrada de animais domésticos.

Uma das trilhas do parque tem 722 m, contados a partir da base até a terceira Caverna – Percival Antunes. A outra trilha permite que o turista vá ao topo da pedra. Por motivos de segurança e de preservação ambiental, só poderá ser feita com monitor ambiental. Essa trilha tem uma extensão de 4 km. Percorrendo lugares cinematográficos, visualizando animais diversos e espécies vegetais como muitas orquídeas e bromélias, inclusive uma planta que está sendo alvo de estudos por ser endêmica e estar ameaçada de extinção.

A área de camping fica ao lado da base e oferece banheiros com chuveiros quentes. Mas, mesmo nesta área, não é permitido barulho.

Custos:

-R$ 3,00 – entrada no parque, onde o turista poderá fazer a trilha de 722m qualquer dia da semana e dentro do horário do sol;

-R$ 6,00 – travessia na caverna da escuridão, acompanhada de monitores e com equipamento adequado, mais o ingresso no parque. Essa trilha funciona somente nos finais de semana e feriados.

-R$ 10,00 – área de camping com direito a trilha de 722m, escalada e rapel.

-A trilha de 4 km, custa R$ 40,00 até 4 pessoas e acima de 4 pessoas é R$ 10,00 por pessoa. Com uma saída às 8:00 horas e outra às 14:00 horas. Essa trilha funciona somente nos finais de semana e feriados. Para realização dessa trilha, é recomendável roupas confortáveis e de cores discretas para camuflagem do turista e visualização dos animais, calçados antiderrapantes, proteção contra o sol, água e máquina fotográfica.

Contato: Empresa Turismo e Aventura, responsável Claudia Dutra

Fones: (55) 99066330 ou (55)91472724

Comentários

1. Estive a primeira vez com 14 anos, a segunda com 23 anos, e estou pensando em realizar a terceira levando meus filhos para conhecer, pois hoje resido em Curitiba-PR e estou com 47 anos, e sempre gostei muito dos passeios que realizei acompanhado de meus pais.

Augusto Cesar Costa em 14 de outubro de 2012 às 15:55

2. estive la com 1 ano de pois munca mais hoge estava pensando ja estou com 10 anos
    e me deu uma vontade de ilamas ainda nao tenho 18 anos mas agora vi como e bom as veses relembra do passado
    quado tiver meus fihos vou levar meste luga tan lindo uuuuu

dieyne em 25 de outubro de 2012 às 18:04

3. nossa mt lindo estive no ano passado , achei magico estou doido para voltar la essse ano

uilian em 25 de outubro de 2012 às 21:10

4. Estive neste lugar com 10 anos estou com 45 anos, sou natural de caçapava moro em Esteio á 31 anos tenho muinta vontade de levar meus filhos para conhecer amo este lugar

jose altair ferreira em 31 de outubro de 2012 às 13:17

5. Quando criança eu e meus amigos Bigua, Flavio e Sandro íamos com frequência a pedra do segredo hoje tem o parque da pedra. Íamos de bicicleta demorava 40minutos da faixa até lá e pra voltar levávamos 1h e 40min. Par ir íamos pedalando, pra vir víamos andando, que época boa, talvez um dia eu volte lá pra mostrar para meu filho. Muitas saudades trago no peito . . .

Leonardo de Borba em 21 de março de 2013 às 20:28

6. Estive em caçapava do sul em 10/2012 e 11/2012, e descobri que a cidade tem um potencial muito grande para ecoturismo, tem a PEDRA DO SECREDO, GUARITAS, MINAS DE CAMAQUÃ, CASCATA DO SALSO, A GRUTA DA VARZINHA,TOCA DAS CARRETAS. Todos estes lugares são lindos, destes lugares a PEDRA DO SEGREDO e o que esta mas organizado, tem uma boa infraestrutura e tambem tem guia para acompanhar na trilha de 4km (que é imperdivel).

Beatriz Montano em 21 de abril de 2013 às 18:34

7. É muito lindo tive lá com minha família mãe ,pai, minha filha ,meu filho, marido, meu sobrinho, e minha mana. Fizemos uma trilha mas não tinha guia tiramos muitas fotos o lugar á mágico. Vou voltar lá um dia.

Carla em 4 de junho de 2013 às 13:00

8. Sou nascido em Caçapava do Sul, o Portal do Pampa e 2ª Capital Farroupilha. A área do município possui belezas naturais ímpares, que vale a pena serem visitadas. Estive na Pedra do Segredo quando era mais jovem, aos 18 anos de idade (1992). Hoje moro em Curitiba-PR e estou com 39 anos de idade. Na ocasião, percorri algumas trilhas e pernoitei na base da pedra, num acampamento improvisado, junto alguns amigos. Quando lembro desta época, sinto grandes saudades de meu torrão natal e seus encantos naturais.

Jairo em 8 de julho de 2013 às 16:04

9. SEMPRE FREQUENTEI A PEDRA DO SEGREDO. FAZÍAMOS PIC-NIC, ASSÁVAMOS CARNE LÁ, ASSIM PASSÁVAMOS O DIA TODO LÁ. ÍAMOS ATÉ O ALTO DA PEDRA, ERA UMA DELÍCIA ENTRAR NAS CAVERNAS.
    MEU IRMÃO, QDO IA COM OS AMIGOS, VINHA CONTANDO SOBRE LUGARES NOVOS QUE ENCONTRAVAM. DIZIA ELE QUE NADAVAM NUMA PISCINA NATURAL, DENTRO DE UMA CAVERNA, QUE NÃO TIVE OPORTUNIDADE DE CONHECER…
    GOSTARIA DE VER MAIS FOTOS PUBLICADAS. SAUDADE DA MINHA TERRA.

MARA SONNENSCHEIN em 15 de agosto de 2013 às 22:48

10. Bhaa!…esse lugar é mt lindo, eu quero conhecer esse lugar!

Jair Gonçalves em 26 de setembro de 2013 às 22:17

11. Estive lá com 7 anos, o dono da área era percival Antunes eu ia com meu tio Lauro Alves Machado. Era um local muito bonito, ia até caverna tinha uma pedra formato de bacia tenho vontade de retornar lá, tenho hoje 54 anos moro Rondonopolis – MT, nasci em Caçapava sai em 1972 para MT.

Gilberto Machado araujo em 14 de setembro de 2014 às 19:12

12. Só fiquei sabendo que este lugar existe porque minha mana esteve lá… Quando vamos a Rio Grande, passamos por lá… quero conhecer…deve ser lindo quanto a chapada dos Guimarães em Cuiabá – MT…tive o privilégio de conhecer porque já morei na região… É impressionante como Deus construiu tudo com a maior perfeição…

Cristina Tellier em 19 de dezembro de 2014 às 1:49

Você já esteve neste lugar? Conte-nos o que achou!