Turismo de Aventura

Social Share Counters

As belezas naturais e o relevo peculiar fazem de Caçapava do Sul um local ideal para a prática de vários esportes de aventura. No município encontram-se as mais desafiadoras elevações para a prática do montanhismo; percursos curiosos e cheios de desafios para o trakking, além de cenários perfeitos para a realização de enduros e cavalgadas.

 

Esportes de Aventura:

Escalada

Superação de limites e contemplação é a marca registrada desta atividade. Na escalada o aventureiro realiza a ascensão de paredões rochosos, com a utilização de equipamentos e técnicas oriundas do alpinismo, podendo apresentar distintos níveis de dificuldade.

Caçapava do Sul é um dos melhores polos para a prática de escalada em rocha do país, pois, nesta região, a rocha de conglomerado, derivada da sedimentação de fundo de antigos rios, forma montanhas de até 150m de altura de vários níveis de dificuldade, em que os iniciantes nesta atividade podem chegar ao topo destas montanhas com tranquilidade e segurança, podendo ter pleno contato com o mundo vertical.

Locais:  Pedra do SegredoGalpão de Pedra, Fazenda São João e Pedra da Cruz nas Minas do Camaquã.

Outra opção para os interessados neste esporte é o Grupo Flor de Tuna, que realiza atividades relacionadas a esta modalidade e também a empresa Minas Outdoor Sports.

Voo Livre

Atividade que consiste em realizar o voo livre, utilizando como meios de locomoção única e exclusivamente a vela e as forças do vento, sempre com o acompanhamento de condutor habilitado e com o uso de equipamentos de segurança.
Parapente: voo utilizando uma vela especial. Compõe uma das modalidades de voo livre com grande tradição no Estado.

Asa-Delta: voo com equipamento próprio. Compõe uma das modalidades de voo livre.

Caçapava do Sul é um dos principais pontos de prática de voo livre do país, sendo que a rampa do município destaca-se no Brasil devido à possibilidade de decolagem de qualquer quadrante, o que facilita o voo de cross – country (voo de distância). A rampa localiza-se no Cerro da Angélica, distante 20 km do município (acesso pela BR 392, sentido Caçapava do Sul – Bagé). Para mais informações, entre em contato com o  Clube Caçapava do Sul de Voo Livre: 55 9935- 3987 ou 55 3281-1123 ou e-mail: rmotta-19@hotmail.com, com Rodrigo da Motta Rosso.

Canoagem / Caiaque

Modalidade em que o praticante navega por rios, lagos e lagoas em pequenas embarcações onde a propulsão é feita com a utilização de remos. Ela pode durar de horas a dias, dependendo da programação. O uso de colete salva-vidas e capacete é obrigatório. Em Caçapava do Sul o esporte é praticado nos rios Camaquã e Irapuá pelo Grupo de Canoagem Martin Pescador: (55) 9149-1264, tratar com Jaques Biagini Luiz. E nas Minas do Camaquã, esta pratica é oferecida pela empresa Minas Outdoor Sports.

Rapel

Esta atividade é uma das mais conhecidas e praticadas pelos adeptos do turismo de aventura de todas as partes do mundo. Nela o aventureiro realiza a descida de penhascos e paredes rochosas utilizando-se de cordas e equipamentos específicos de segurança para superar os obstáculos.

Devido ao tipo de formação rochosa existente em Caçapava do Sul, o aventureiro pode realizar a prática da atividade de rapel com total segurança e admirar lindas paisagens a 70m de altura ou mais.  Salienta-se que a atividade deve ser feita sempre com o acompanhamento de condutores especializados.

Locais: Pedra do Segredo, Galpão de Pedra e Fazenda São João, Pedra da Cruz na Minas do Camaquã, dentre outros locais.

Esta modalidade também é oferecida pelo Grupo Flor de Tuna e pela empresa Minas Outdoor Sports.

Mountan Bike / Cicloturismo

Uma das melhores maneiras para conhecer os atrativos de um local e contemplar a natureza é um passeio de bicicleta. Em Caçapava do Sul, o visitante tem a possibilidade de percorrer as mais instigantes paisagens do pampa gaúcho, que serviram de palco de muitas das históricas guerras do Estado.

No município, o esporte é praticado pelo grupo  Grupo Flor de Tuna, que possui aluguel de bicicletas. A empresa Minas Outdoor Sports também oferece essa modalidade.

Off Road

As trilhas fora de estrada, também conhecidas como Off Road, em vez de utilizar a força animal ou humana, os motores de jeeps, picapes, motos e quadriciclos é que entram em ação para vencer diversos tipos de obstáculos, como estradas esburacadas, subidas e descidas e travessias de rios e atoleiros.

Em Caçapava do Sul, os visitantes interessados em Off Road – Moto podem entrar em contato com Clauci Macedo através do fone (55) 9974-4360 e Off Road – Jeep com Darcy Reck através do fone (55) 9976-7518.

Turismo à Cavalo

Neste tipo de atividade o visitante realiza passeios à cavalo pelo campo, matas, rios e cachoeiras e tem a oportunidade de contemplar cenários inesquecíveis. Não é necessário experiência.

Em Caçapava do Sul, os visitantes encontram passeios à cavalo na Fazenda São João.

Trekking / Trilha

Atividade que consiste em realizar caminhadas em meio ao ambiente natural, em que as principais motivações para esta prática são o contato com a natureza e a superação de limites.

Locais: Pedra do Segredo, Guaritas, Chácara do Forte, Minas do CamaquãFazenda São João, Minas Hotel  e Galpão de Pedra.

O Grupo Flor de Tuna, organiza trilhas alternativas, além dos locais citados acima, proporcionando momentos inesquecíveis de contemplação da natureza. Na localidade de Minas do Camaquã a empresa Minas Outdoor Sports disponibiliza aos visitantes caminhadas em trilha.

 

Fontes:

Site da Secretaria Estadual de Turismo do RS

Folder da Secretaria de Município de Cultura e Turismo