Turismo Ecológico

Social Share Counters

Sintas a natureza em seu estado puro e preservado, através de belezas singulares da fauna, flora e geologia em áreas naturais que abrigam magníficas formações rochosas. Além disso, Caçapava do Sul possui o maior cactário natural do mundo em diversidade de espécies, sendo as regiões das Guaritas e da Pedra do Segredo os locais privilegiados para encontrar plantas deste tipo.

Quando vieres à Caçapava do Sul, não deixes de contemplar o pôr do sol, que a cada dia se apresenta como um espetáculo da natureza representado através de formas, cores e luzes nos melhores pontos do município: ao longo da Rua Tiradentes e no Forte Dom Pedro II.

Em Caçapava do sul, os visitantes poderão conhecer os seguintes atrativos ligados ao Ecoturismo:

Guaritas: esta região é destaque em Turismo Ecológico no estado, por ser um cenário fantástico, repleta de grutas incrustadas em rochas de diversos tamanhos e formas que encantam o visitantes. A Associação de Moradores das Guaritas oferece trilhas guiadas.

Minas do Camaquã: local onde antigamente havia o trabalho de mineração de cobre, hoje  há somente lazer e diversão. Na localidade, a empresa Minas Outdoor Sports oferece trilhas, canoagem, rapel e passeios de bike; ótimas maneiras de apreciar a natureza.

Parque Municipal da Pedra do Segredo: o local é imperdível para os amantes da natureza, as pedras gêmeas que chegam a 160 metros de altura, assemelham-se a duas cabeças de gorilas. São oferecidas trilhas ecológicas autoguiadas e com o acompanhamento de condutor na trilha mais longa.

Galpão de Pedra: percorrendo as trilhas, o visitante pode conferir o belíssimo visual da região.  Muito procurado também pelos praticantes de escalada e rapel.

Chácara do Forte: um belo lugar,com vista para a serra do sudeste e ideal para a  contemplação do pôr do sol. São oferecidas trilhas ecológicas.

Cascata do Salso: localizada a 8 km da cidade, é uma queda d’água com mais de 20 metros de altura, em meio a montes cobertos de mata.

Gruta da Varzinha: formação geológica de 70 metros horizontais, constituída por rochas com formações de estalactites e estalagmites, que dão ao local um aspecto incrível.

Tocas das Carretas: são extraordinárias formações rochosas e que guardam muitas histórias uma vez que serviram de abrigo natural a combatentes que a usavam para descanso, esconderijo e resguardo de equipamentos e carretas.

 

Fontes:

Folders das Secretaria de Município de Cultura e Turismo

Site da Secretaria Estadual de Turismo do RS