Turismo Rural

Social Share Counters

O Turismo Rural é destaque em Caçapava do Sul. Os visitantes podem vivenciar os mais autênticos costumes gaúchos como o chimarrão, as lides campeiras, a gastronomia típica, as lendas e os causos.

Atrativos e serviços oferecidos no município:

Cerro Colorado Turismo Rural: fazenda com sede centenária.

Serviços: hospedagem com refeições completas; gastronomia típica; passeios até o Rio Camaquã; espaço museológico com acervo de importantes batalhas ocorridas no Rio Grande do Sul e ferraria construída em 1904. Mediante agendamento.

Fazenda São João: casa construída no ano 2000 em meio a um belo cenário natural com formações rochosas, fauna e flora típicas da região.

Serviços: hospedagem com refeições completas; churrasco de cordeiro; trilhas; rapel; pesca esportiva; passeios à cavalo; visitação às casas de pedras, ao mirante natural, à toca; demonstração de lides campeiras como esquila e tiro de laço. Mediante agendamento.

Chácara do Forte: um belo lugar, com paisagem exuberante e vista para a serra do sudeste. Contemplação do pôr do sol junto à escultura da índia Imembuy.

Serviços: hospedagem com refeições completas; café de cambona e campeiro; área de lazer; camping; trilhas ecológicas; horta orgânica e salão de festas/eventos com refeições. Mediante agendamento.

Parque Municipal da Pedra do Segredo: marca registrada do turismo de Caçapava do Sul, de exuberante beleza e importância geológica.  Muito procurada por adeptos das modalidades do Turismo de Aventura.

Serviços: trilhas ecológicas autoguiadas e com acompanhamento de condutor na trilha mais longa; visitação nas cavernas; destaque para informações sobre a fauna, flora e lendas locais. Área de camping com mirante natural, churrasqueiras e local específico para fogo de chão. Mediante agendamento.

Camping do Sid: ótimo local para descanso e lazer em meio à mata nativa com água natural e animais silvestres.

Serviços: ampla área de camping com churrasqueiras individuais; lago artificial com água de fonte para banho; salão amplo e rústico para festas/eventos; gastronomia típica elaborada em fogão de chapa; doces caseiros; espaço para atividades esportivas; plantação de aipim orgânico para comércio e consumo e contato com a lide campeira. Mediante agendamento.

Guaritas: uma das “7 Maravilhas do Estado do Rio Grande do Sul” formada por cadeias rochosas de grande importância geológica, fauna e flora nativa. De extraordinária beleza, tem sido cenário de filmes e documentários.

Possui a “Associação de Moradores das Guaritas”, preparada para receber visitantes oferecendo os seguintes serviços: trilhas nas formações rochosas, acompanhadas por guia mateiro local; gastronomia típica elaborada em fogão de chapa e panela de ferro com destaque para o churrasco de cordeiro desossado (assado inteiro), espinhaço de ovelha com aipim e café campeiro; Galpão Crioulo com fogo de chão; local para festas e eventos; Casa cenográfica do Filme “Valsa para Bruno Stein”, com acervo fotográfico e mostra de rochas do Município e área de camping com cancha de bocha. Mediante agendamento.

Galpão de Pedra: 

local muito procurado pelos praticantes de esportes de aventura como escalada, rapel e trilha.

Serviços: possui infraestrutura de camping que conta com luz elétrica; chuveiros quentes; churrasqueira; bebidas geladas além de café de manhã, almoço e janta para os interessados.

Associação dos Olivicultores do Sul do Brasil: em abril de 2005, com a finalidade  de estimular  o desenvolvimento organizacional  da  cultura  de oliveira, vários produtores de diversos seguimentos como fruticultores,  piscicultores,  pecuaristas,  médicos, agricultores,  comerciantes,  professores,  empresários,  profissionais liberais  e  outros  membros   da comunidade, após   alguns encontros, começaram  a  trocar ideias, compartilhar problemas e visualizar soluções conjuntas, representando a criação de uma lógica  de compromissos  em comum.

No dia 15 de julho de 2005 foi criada, então, a Associação de Olivicultores de Caçapava do  Sul  -  AOC, que cresceu e arrecadou sócios de vários municípios do Estado, assim, houve a necessidade de ampliar suas fronteiras e englobar, de forma mais direta, seus associados. Dessa forma, em 2011 trocou seu nome para Associação dos Olivicultores do Sul do Brasil- OLISUL.

Atualmente conta com 48 associados que produzem azeitonas para extração de azeite. Interessados em conhecer as propriedades e plantação de oliveiras podem entrar em contato com Gustavo Rodrigues de Lima pelo fone (55) 9982-2892 ou com Clair Godinho (55) 9964-3783. E-mail: contato@olivicultura-rs.com.br e site: www.olivicultura-rs.com.br.

Cerro dos Olivais: a propriedade possui uma plantação de oliveiras que ocupa aproximadamente 20 hectares. A plantação é orgânica, evitando-se o uso de qualquer tipo de agrotóxico. Como produção, a “Cerro dos Olivais” conta com:  azeitonas de mesa; folhas de oliveira para chá;  vinhos de  uvas viníferas (variedade “melbec” e “merlot”)  e  Kiwi. Destaca-se – nacionalmente – devido ao seu pioneirismo na produção de azeite de oliva.

A propriedade recebe a visita de grupos, somente com agendamento. Contatos pelo fone: (55) 3332-9472 e (55) 9159-8022 ou pelo e-mail:  guajaradejesus@gmail.com e pelo site: www.cerrodosolivais.com.br